Desventuras culinárias
Quem mora sozinho, ou no mínimo precisa se virar para conseguir sua própria refeição, deve conhecer alguns esquemas na hora de preparar o que vai ocupar seu estômago nas próximas quatro horas (ou menos, se a comida der desarranjo, ou se a pessoa em questão for bulímica).
Eu tive que aprender às duras penas algumas das coisas que não devemos fazer.
Por exemplo:
1- Nuuuuunca deixe algo no fogo, sem estar por perto para vigiar. Minha mãe sempre dizia isso, mas eu sempre achava que um minuto só não faz mal. Uma das maiores besteiras foi ter deixado sopa fervendo e ir ao pc usar Internet. Nisso, fiquei tempo demais distraída e todo, TODO o caldo derreteu, e o conteúdo restante virou cinzas. Literalmente. Fiquei ouvindo xingamentos por parte da minha mãe durante um tempão. Sorte que, na hora de lavar, as cinzas saíram sem problemas e não ficou manchada a panela. Ufa.
Outra besteira parecida foi deixar sopão fervendo, com a tampa fechada, e sair por um momento para fazer outra coisa. Na volta, a sopa estava transbordando em cima do fogão. É... foi uma paciência pegar o pano, absorver o caldo, torcer em cima da pia, etc.
Mas a mais trash foi quando eu estava preparando pipoca (detalhe: em fogo baixo) e tive que atender ao telefone. Essa não passou nem um minuto, mas as pipocas não esperaram. Tudo virou cinzas. Mesmo. E daquelas endurecidas, que parecem ficar para a eternidade grudadas na panela. Só o bombril pra salvar.
2- Tempo de microondas não é o mesmo do forno. Houve uma vez em que experimentei preparar nuggets no microondas, mas não vi essa situação explicada na embalagem. Então, tive a idéia de preparar usando as instruções para forno, e deixei por 9 minutos. O resultado... vocês já imaginam, mas mesmo assim vou falar: todos os nuggets carbonizados na metade inferior. Ainda bem que naquela "fornada" só coloquei quatro pedacinhos.
3- Não adianta fazer compras do mês inteiro. Aquele seu repolho vai murchar e estragar, aquelas suas frutas vão mofar, entre outras conseqüências desagradáveis que acabam por deixar a geladeira fétida.
Não estou lembrando de mais nada. Caso lembre, faço uma parte 2 deste post.
Mas é fato que, se algum chef ler isto, nem emprego de garçonete vou conseguir nesta vida.