Resenha não postada Não, ao contrário do título do filme, não são doze os trabalhos que a empresa designa a ele. São bem menos que isso. A conta se completa é com os "serviços" paralelos que o protagonista, seja por coração mole, por coerção ou simplesmente por se deixar levar pela maré, acaba realizando. E, durante o seu dia, ele inventa uma história para cada pessoa que encontra, exercitando a sua veia de quadrinista, o que também se revela em sua reação à curiosidade dos outros em ver seu trabalho. Também são apresentadas por alto as diversas situações pelas quais passa um motoboy, entre clientes chatos e perigos no trânsito, além do pensamento de "esse emprego é chato, mas fácil", como os personagens repetem algumas vezes.Cheio de momentos tensos, ficamos primeiro na dúvida se será mais uma daquelas histórias para mostrar o quanto a vida pode ser cruel com as pessoas, para depois vermos o quanto tudo pode ser simples. Se não há lucro, também não há prejuízo. Mas essa simplicidade, muitas vezes agradavelmente bem-vinda durante o filme, também é o seu ponto-fraco: o motoboy desenha quadrinhos, mas não aparenta alimentar sonhos de ser quadrinista ou estar claramente correndo atrás disso; possíveis conflitos que poderiam gerar "guerras" acabam ficando na troca de duas frases e na trégua silenciosa; entre outros detalhes. Ponto fraco que só é compreensível pelo fato de que, se fosse para se desenvolverem melhor as possibilidades apresentadas, não teríamos um filme de duas horas, mas, sim, um épico de mais de três. Ou uma minissérie. Curiosidade: caso queiram saber quem desenhou os sketches e quadrinhos no caderno do protagonista (não, não foi o ator quem fez), visitem o site www.yellojello.com.br ou o blog www.yellojellocomics.blogspot.com. Vão encontrar muito mais trabalhos legais por lá. ^_^
Poisé... só para vocês terem uma idéia, assisti ao filme na pré-estréia, mas demorei tanto para postar a resenha no site www.homemnerd.com (é, eu de vez em quando escrevo lá) que vou postá-la aqui mesmo. A falta de internet em casa e meus pepinos e abacaxis de apartamento novo pra resolver acabaram me atrasando. O lado bom é que no homemnerd.com já tem outra resenha, escrita por outro colega nosso. =)
Os 12 trabalhos
Héracles, em sua mais nova função de motoboy, precisa realizar algumas tarefas em seu primeiro dia de trabalho para ser efetivado no quadro de funcionários.